Twitter Linkedin

Bom, a essa altura o EVE-NG já deva dispensar apresentações, no VMnetBrasil falei algumas vezes dele.

Por muitos anos o GNS3 foi o favorito e diria até unico emulador de SO’s utilizado para Labs, principalmente pela galera de Redes, porém, quem chegou a utiliza-lo deve se lembrar, ele competia de igual para igual com o Chrome pelo título de devorador de RAM, outros problemas eram a falta de praticidade (opinião própria), falta de opções em realizar o desenho da topologia etc.

O EVE-NG então nasceu, e cresceu, virou rapidamente um dos mais utilizados se não o mais utilizado software para montar um lab entre os profissionais de Tecnologia.

Entre as praticidades do EVE-NG, destaco:

Flexibilidade: o EVE-NG é compatível com uma infinidade de SO’s multivendors, existem dezenas de fabricantes compatíveis, desde tradicionais equipamentos de Redes como Cisco, HP, Extreme, fabricantes de Cybersecurity como Fortinet, Checkpoint e Palo Alto, F5 etc, bem como a possibilidade de emular sistemas operacionais Linux e Windows, basicamente, tudo que for virtual poderá rodar no EVE-NG.

Design: O EVE-NG é simples e bonito, além de contar com incríveis features que ajudam na hora de criar topologias, desenhos e ligações entre os objetos emulados.

Praticidade: No EVE-NG, é possível verificar o tráfego de uma interface de rede conectada à um objeto, simplesmente realizando a captura do tráfego com o Wireshark, para isso basta apenas um clique com o botão direito, e ainda podendo visualizar diretamente no navegador, é possível estabelecer SSH, RDP etc simplesmente clicando duas vezes em cima do objeto, tudo de forma simples, direto no navegador.

Mais features e imagens do EVE-NG podem ser encontradas no site oficial http://eve-ng.net

O EVE-NG cresceu tanto, que virou negócio, hoje ele é disponibilizado em três versões (Community, Professional, Learning Center) , sendo a versão community a única free, e infelizmente, algumas features indispensáveis só estão disponíveis nas versões Pro e Learning Center, como Wireshark diretamente no navegador, Docker integrado entre outros.

 

Foi então que conversando com um amigo descobri o PNETLab (http://pnetlab.com), basicamente, ele é uma cópia do EVE-NG (tanto que a senha default é EVE!!!), porém trazendo algumas das funções disponíveis apenas na versão PRO do EVE, além de trazer algumas outras características interessantes, como a LABSTORE, aonde os usuários disponibilizam laboratórios prontos, bastando apenas um clique para instala-lo no ambiente, junto com as dependências e imagens necessárias para que tudo funcione, todas as características podem ser visualizadas na seguinte tabela:

A LAB-STORE é um show a parte, com ela, é possível instalar todas as dependências, imagens de SO necessárias para o LAB funcionar, e a topologia do LAB apenas clicando em “Instalall”, simples assim, essa é uma das características que o difere bastante do EVE.

Eu diria que o PNETlab é o EVE-NG versão PRO, porém, free, com o adicional de ter uma loja de LAB’s prontos, ou seja, não existe razão para não testar essa incrível ferramenta, e quem sabe, migrar todos os laboratórios para ela.

***IMPORTANTE: TODAS AS IMAGENS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS EMULADOS DEVEM SER LICENCIADAS COM AS DEVIDAS KEYS FORNECIDAS PELOS FABRICANTES

Obrigado e até a próxima pessoal.

1 thought on “Conheça o PNETLab, melhor que o EVE-NG?

  1. Eu encontrei alguns problemas entre o EVE-NG e o PnetLab, onde algumas imagens funcionam no EVE e não funcionam no PnetLab, eu tive que testar várias para entender o que estava ocorrendo.
    Ele é melhor, mas ainda tem alguns probelmas.
    O Eve-NG é mais estável.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *