Considerações sobre Roteamento, Transport Zone e Edge nodes no NSX-T. (Parte 4 de 4)

Twitter Linkedin

Bom pessoal, chegamos ao último post dessa série.

Nos posts 1 , 2 e 3 desta série, focamos basicamente em roteamento e seus objetos, como T0, T1, Logical Router, serviços de DR e SR. Nesse último post iremos focar mais nas transporte zones do NSX-T, quais são as duas opções e quando utilizar cada uma.

Na verdade, no post 3 já havíamos falado um pouco sobre os dois tipos de Transport Zones, Overlay e VLAN, e quando utilizar cada um, portanto, antes de seguir com esse post, recomendo retornar no post 3, garanto, tudo fará mais sentido depois, já que em suma, esse post é um resumo sobre o que foi feito em TZ’s no post passado.

 

O que é uma Transport Zone?

Uma Transport Zone no NSX-T basicamente controla qual grupo de Transporte Nodes (ESXi, KVM etc) e Edge Nodes VM’s que podem se comunicar entre si, através de uma infraestrutura física, encapsulando o tráfego (Geneve) via interfaces TEP.

Via de regra, um Host só verá os logical switches pertencentes à Transport Zone no qual ele participa. Qualquer Logical Switch, quando criado, é configurado para participar de uma única Transport Zone, portanto, máquinas virtuais em diferentes TZ’s não podem estar na mesma rede L2, necessitando de dispositivos externos que realizem roteamento para que a comunicação seja realizada.

No NSX-T, podemos ter dois tipos de Transport Zone conforme mencionamos antes, um do tipo Overlay (Geneve) e outro do tipo VLAN.

Overlay:

Os TZ’s Overlay são usados como túnel entre Hosts e Edges, o tráfego é encapsulado pelo protocolo GENEVE.

O GENEVE funciona basicamente da mesma forma que o VXLAN utilizado no NSX-V, encapsulando o tráfego e criando um túnel entre dois Hosts/Edges para que, por exemplo, duas VM’s rodando no mesmo Logical Switch, porém em Hosts distintos, possam se comunicar, mesmo que passando por um backbone IP:

VLAN:

Os TZ’s do tipo VLAN são utilizados para prover conexão Norte-Sul os Edges e dispositivos de Uplink, como roteadores, ToR’s e Firewalls,. Um TZ pode conter várias VLANs, transportando o tráfego marcado com vlan no protocolo 802.1Q.

Quando configurar um TZ Overlay e quando utilizar um TZ VLAN?

Bom, creio que essa pergunta já está automaticamente respondida no post 3 e neste, basicamente teremos os dois tipos na maioria das implementações de NSX-T, os transporte nodes (ESXi,KVM) utilizaram o TZ Overlay para formar túneis TEP entre eles e com as Edge VM’s, permitindo que o tráfego seja encapsulado e transportado em uma rede IP, e os TZ’s do tipo VLAN serão configurados nos Edge-VM / T0 para que exista a possibilidade de realizar uplink e tráfego N-S com o restante da rede.

Bom pessoal, até a próxima série de posts.

Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *