Por dentro do ControlUP (Part 1) – Inside of ControlUP Monitor

Twitter Linkedin

Bom pessoal, hoje vou começar uma série de posts sobre uma ferramenta fantástica que deveria ser avaliada quando estamos planejando a instalação de uma ferramenta de monitoramento e resposta a incidentes, ainda mais para quem possui VMware e Citrix no ambiente, seja virtual desktops ou servidores virtualizados.

O ControlUP (http://www.controlup.com) é uma ferramenta avançada de monitoramento “end-to-end” para ambientes virtuais, ele atua de forma pró-ativa, gerando insights, scripts, relatórios, gatilhos do que deve ser feito no ambiente, ele busca por padrões para que alerte antes do problema de fato acontecer etc, tudo isso dentro de uma única console, não importando o objeto que está sendo monitorado, seja um Citrix Netscaler, VMware vCenter e suas VM’s, virtual Desktops providos pelo VMware Horizon entre outros, alias, a VMware anunciou o ControlUP como um partner estratégico para seus produtos, principalmente para o VMware Horizon, inclusive é possível realizar a compra na VMware da licença “Advanced Monitoring for Horizon Universal”, na qual já está incluído o ControlUP, desde a licença do produto até o suporte provido pela VMware.

Bom, mas porquê eu mencionei que ele é uma ferramenta de monitoramento “end-to-end“? A própria VMware já possui aplicações que realizam monitoramento e geram reports do ambiente, porém, a maioria dessas ferramentas focam apenas no hypervisor, VM’s Linux e Windows Server e Windows virtual Desktops rodando dentro dos Hypervisors geralmente são monitoradas por outras ferramentas, como um Zabbix ou Nagios, e geralmente essas ferramentas só alertam quando o problema já ocorreu.

Com o ControlUP, o monitoramento de todo o ambiente virtual é muito mais amplo, e tudo dentro de uma única console. Ex: uma vm Windows Server que de repente travou ou reiniciou sozinha, uma ferramenta como o Nagios alertaria caso isso acontecesse, porém, pense em uma ferramenta que além da visão de toda a capacidade do hypervisor também conseguisse visualizar os processos rodando dentro desta virtual machine, e mais, de forma pró-ativa alertasse que existe um processo que está consumindo mais recursos do que o normal, e esse alerta fosse gerado antes do problema acontecer, é ai que o ControlUp entra.

 

Modelos de arquitetura do ControlUP

Basicamente, o ControlUP pode ser utilizado em dois modelos, Hybrid Cloud e On-premise.

Hybrid Cloud

Esse é o modelo default de instalação do ControlUP, como o próprio nome sugere, este é um deployment que utiliza a nuvem AWS para hospedagem dos principais componentes do ControlUP, como database , históricos de analises , storage etc.

Esse será o modelo que utilizarei na serie de posts, a principal vantagem desse modelo é a rapidez em se construir o ambiente, praticamente em 5 minutos tudo estará funcionando, basta realizar o download da Console ControlUP em uma maquina Windows com Microsoft .NET 4.5 instalado, ao iniciar a console será solicitado algumas credenciais de registro, como nome e email, ao final do cadastro, o ambiente será construído automaticamente na AWS, a console fará também a conexão automática com a núvem e pronto, o ambiente estará pronto para utilizar.


fonte: controlup.com

Sistemas Operacionais compatíveis com a Console:

• Windows 7
• Windows 8 and 8.1
• Windows 10
• Windows Server 2008 R2
• Windows Server 2012 R2
• Windows Server 2016
• Windows Server 2019

Obs: Como é de se imaginar, para a arquitetura Hybrid Cloud, uma conexão com a internet entre a console e a nuvem é necessária.

On-Premise

Na arquitetura On-Premise temos o contrário, tudo estará rodando no ambiente on-premise, não necessitando de uma conexão com a internet, porém, o tempo para se realizar o deployment aqui é muito maior, além do fato de ser necessário a instalação de diversas recursos que consomem processamento do ambiente e podem ser necessárias licenças adicionais, como uma database SQL Server entre outros, não entrarei em detalhes dos módulos agora, isso será abordado na parte 2.


fonte: controlup.com

Algumas empresas, principalmente órgãos do governo ainda possuem certa resistência em ter dados na nuvem, provavelmente essas organizações vão preferir o modelo on-premise, porém, outro fator que deve ser considerado é que algumas features só existem no modelo Hybrid Cloud, veja a tabela de comparação à seguir:


fonte: controlup.com

 

Licença Trial

Outra coisa bem legal da ControlUP é que ela disponibiliza uma licença Trial de 30 dias para usufruir do produto praticamente sem restrições, após os 30 dias, é ativado automaticamente uma licença básica que permite monitorar até 50 entidades.

Bom pessoal, essa primeira parte é apenas introdutória, na parte 2 veremos os módulos do ControlUP e a inserção do ambiente VMware ao monitoramento.

Até mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *